quinta-feira, 13 de setembro de 2012

História da Argila


A história da argila...  
        
          "O primeiro artesão foi Deus que, depois de criar o mundo, pegou o barro e fez Adão." (ditado popular paraibano).


         A argila existe há muitos anos, pois acharam peças e artefatos antigos, com idade datada na Pré-história. A tradição ceramista aqui no Brasil já existia antes que os portugueses chegassem aqui. Os portugueses ao chegarem aqui instalaram olarias, mas, o não aperfeiçoado processo indígena , sofreu modificações com as instalações de olarias nos colégios, engenhos e fazendas jesuíticas, onde se produzia tijolos e telhas, também louça de barro para consumo diário.
        
        Introduziram o torno e as rodadeiras, Com essa técnica passou a haver maior harmonia na forma, acabamento excelente e menor tempo de trabalho. Quando os populares devotos, que invadiram Portugal no século XVIII, introduziram a moda dos presépios, surgiu à multidão de bonecos de barro.  Pouco a pouco a arte começou a crescer no Brasil e ao final, era o seu meio que os artistas começaram a retratar: simplificaram as formas que passaram apresentar, sem nenhum artifício, tipos, bichos, costumes e folguedos.
       
        No Brasil, a cerâmica teve origem na ilha de Marajó.  As pesquisas arqueológicas tiveram início nos territórios e continentes além de Grécia e Roma. Daí então iniciou escavações na Amazônia, principalmente na Ilha de Marajó sendo que o centro de Santarém foi o que deu maior apoio aos pesquisadores.
       
        Os arqueólogos observaram as pistas, os vestígios e desejaram firmar as origens dos povos amazonenses e várias foram as hipóteses : nômades dos Andes, vindos do Peru fugindo dos espanhóis ou da América Central, e com maiores possibilidades, das Antilhas. Outra seria um êxodo começado no Grande Chaco . Em Quito  encontraram  provas de que as grandes culturas do Peru e México tiveram origem no Equador. e desde então mais aldeias do mesmo período foram descobertas no interior, na direção da Amazônia, com cerâmicas, instrumentos e objetos decorativos.
                                                                                          
                                                                      
Ana Lídia                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário