quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Economia e Contabilidade do Mercado de Artesanato


          Segundo pesquisa realizada no final de 2009 pela Fecomércio-Sesc-Senac o Mercado de Artesanato Paraibano – MAP, continua na liderança como lugar mais visitado da capital paraibana (68,91%) pelos turistas.
          
          Os seus horários de funcionamento é: de segunda a sábado – de 09:00 às 17:00 horas.
          
        O Mercado de Artesanato funciona há 15 anos na Praia de Tambaú, em frente ao Mc Donald’s, em um prédio de 2 pavimentos de arquitetura arrojada. São 128 lojas que expõem artesanato mais popular e com os preços acessíveis. Típicas lembrançinhas, para alegria dos visitantes. Mas há também produtos mais refinados como telas, bolsas e calçados em couro, esculturas de cerâmica e madeira, além de produtos regionais, como redes, tapetes, bordados, cestaria, pedras semi-preciosas, doces e castanhas, enfim, uma grande variedade do artesanato paraibano.
          
         O Mercado de Artesanato é um prédio bem estruturado, tanto é que, até pelo ambiente adequado à cultura popular. Tem elementos que fazem a delícia não só dos turistas. É arejado, e nos diversos pisos, as lojas oferecem um mundo de rendados, bonecas de pano, redes, bijuterias, trabalhos em madeiras, cerâmica, crochê e tricô, entre tantas coisas.
          
         No centro de cada piso, uma praçinha e barracas com lanches típicos. Um lugar para se visitar, para entender a alma dos artesãos. Não só para turismo, mas para entender um pouco o que é ser paraibano também.
         
        Nas lojas destinadas ao artesanato de cerâmica encontramos obras do Mestre Vitalino, Elias Vitalino, Miguel dos Santos e Chico Ferreira entre outros.
         
         Para as obras do Mestre Vitalino e de seu neto podemos encontrar valores que vão de trinta e cinquenta reais. Porém, as verdadeiras obras do Mestre expostas em museus pelo Brasil e pelo mundo como no Museu de Louvre em Paris não tem preço. 



Beatriz Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário