quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Elias Vitalino


I-                 Introdução
          Miguel dos Santos nasceu em 1960 em Caruaru – PE, mas mora em João Pessoa – PB onde possui um ateliê.
          O artista, ceramista e pintor, também esculpe peças em mármore e pedra-de-sabão além de fazer peças de madeira.


Curiosidades
          Ele participou de dezenas de exposições individuais e coletivas em importantes Galerias e Museus no Brasil e no exterior – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa, Brasília e Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos e Nigéria
          É autor de um magnífico Painel Cerâmico na fechada da sede do edifício da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, situada na rua  Alice Azevedo em João Pessoa – PB.
          Libera sua fantasia criando esculturas personalíssimas voltadas para o realismo mágico, enamorado pelos mitos nordestinos, explorando com competência a composição figurativa de animais míticos ou fantásticos – vestígios do passado com saudações a muitos deuses. A influencia africana é patente com a confecção de máscaras ritualísticas.
          Participou do Movimento Armor, criado por Ariano Suassuna, dramaturgo, romancista e poeta, defensor militante da cultura do nordeste brasileiro junto com outros artistas e intelectuais nordestinos, sendo autor do monumento A Pedra do Reino, escultura cerâmica erguida em João Pessoa – PB, em outubro/09, como reconhecimento dos paraibanos a Ariano.
          Há no Rio de Janeiro – RJ, de sua autoria, três totens de grandes dimensões decorando os jardins do Sítio Burle Marx, na Barra de Guaratiba, zona oeste da cidade.
                                                


                                                   ll-         Conclusão
               Com esse trabalho pude saber as suas qualidades como artista, bem como notei que apesar de ter nascido no nordeste seu trabalho foi reconhecido fora do Brasil. Que ele é um grande artista, pois ele não só pinta quadros, mas faz outros tipos de obras de artes.



João Victor Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário